PERGUNTAS FREQUENTES

QUAL A VANTAGEM DO PRODUTO NOS PNEUS DE CARROS BLINDADOS?

Os carros blindados, na sua maioria, usam uma cinta metálica ou de nylon, que em caso de um disparo, manterão o pneu no lugar e darão autonomia para que a pessoa escape da zona de perigo. Porém a situação mais comum é um pneu furado onde o condutor terá que parar para trocar o pneu ou senão continuar dirigindo o veículo destruindo totalmente o pneu. Nosso produto protegerá os pneus contra furos causados por objetos de até 4 mm. É importante lembrar que o conserto de um pneu com cinta é muito caro e só pode ser realizado em borracharia especializada.


QUAL A VANTAGEM DO PRODUTO NOS CARROS QUE USAM PNEUS RUN FLAT?

Um carro poderá rodar por até 80km a uma velocidade máxima de 80km/h com um pneu run flat furado, porém isso causará danos irreparáveis no pneu. O preço de um pneu run flat é 5 vezes maior que um pneu convencional. O conserto de um pneu run flat é muito caro e só pode ser realizado em borracharia especializada. O produto protegerá os pneus contra furos e a estrutura do run flat protegerá contra rasgos ou furos maiores.


O PRODUTO É IMPORTADO?

O produto é nacional. A vacina de pneu para motocicletas foi lançada no mercado em 2001. Em 2007 foi lançada o selante para tratores e equipamentos industriais. Em 2012 foi lançada o selante para automóveis, caminhões e ônibus.


O PRODUTO DANIFICA/CORRÓI A BORRACHA DO PNEU?

De forma alguma. Estamos no mercado desde 2001 com o selante para pneus de motocicletas e a base é a mesma para todos nossos selantes.


O PRODUTO AFETA AS MANTAS DE AÇO DO PNEU / RODAS?

Não. O produto é a base d’agua e por isso tem em sua fórmula antioxidante que protege as partes metálicas das rodas e pneus.


O PRODUTO AFETA A CALIBRAGEM?

Não. O produto ajuda a manter a calibragem vedando a micro-porosidade natural da borracha. A calibragem com o produto é a mesma indicada no veículo.


É MUITO DIFÍCIL RETIRAR O PRODUTO DO PNEU/RODA?

Não. Basta acrescentar um pouco de água no interior do pneu que o produto sai facilmente.


POSSO APLICAR EM QUALQUER TIPO DE PNEU E EM QUALQUER ESTADO DE USO?

O produto só dever ser aplicado em pneus sem câmara em automóveis, caminhões, ônibus, tratores e equipamentos industriais. Os pneus devem estar em bom estado de uso, não ressecado e dentro da validade.


O PRODUTO COLA O TALÃO E ENTOPE AS VÁLVULAS?

O produto não cola o talão nem entope as válvulas. É importante, porém, dar um jato de ar na válvula após a aplicação do selante antes de reinstalar o núcleo de válvula para limpar qualquer resíduo do produto.


POSSO REAPROVEITAR O PRODUTO QUANDO TROCAR DE PNEU?

Não se deve reaproveitar, pois sempre há perda de produto durante a desmontagem do pneu, além do risco de contaminação.


CONSIGO APLICAR EM CARROS COM SENSOR DE CALIBRAGEM?

Sim na maioria dos casos. Porém, há alguns modelos de sensores que são lacrados que não permitem a passagem do líquido selante. Para saber se o sensor permite ou não a aplicação do produto, é necessário introduzir pela válvula de ar um arame de aproximadamente 15cm. Caso não consiga introduzir o arame numa profundidade maior que 6 cm, o produto não deverá ser aplicado.


O SELANTE VEDA PNEU COM CÂMARA DE MOTOCICLETAS?

Sim. O produto vacina de pneu pode ser aplicado em pneu com e sem câmara. A capacidade de vedação por furos causados por objeto de 4 mm para pneus sem câmara e até 2 mm para pneus com câmara depende da qualidade e estado de uso do pneu/câmara


O PRODUTO PERMITE RECAPAGEM?

Sim. Além disso o produto irá aumentar o número de recapagens, pois manterá a carcaça melhor preservada.


O PRODUTO TEM CERTIFICAÇÃO DO INMETRO?

O produto foi testado e aprovado pelo CESVI que é equivalente ao INMETRO para o segmento automotivo.


COMO FUNCIONA A GARANTIA?

O produto tem garantia de 6 meses e validade de 4 anos na embalagem. Caso ocorra algum problema, um laudo técnico deverá ser elaborado e se for comprovada falha do produto a empresa fará uma nova aplicação, sem custo.


POR QUE O PRODUTO AUMENTA A VIDA ÚTIL DO PNEU?

Porque o produto mantém o pneu mais tempo calibrado com a pressão correta, além de dispersar o pico de aquecimento (borracha menos quente, menor o desgaste).


CONSIGO BALANCEAR AS RODAS COM O PRODUTO NO PNEU?

Sim. É possível efetuar o balanceamento das rodas com o selante aplicado no pneu seguindo um procedimento simples desenvolvido pela Xtire tanto no local como de coluna.


POR QUE O PRODUTO REDUZ O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL?

Porque o produto mantém os pneus mais tempo calibrados com a pressão correta. Um pneu calibrado corretamente tem menos borracha se arrastando no asfalto e o carro vai precisar gerar menos força e menos rotação do motor, para desenvolver a velocidade desejada. Consequentemente, exige menor volume de combustível.


O PRODUTO VEDA RASGOS EM PNEUS DE CARROS QUE CAEM EM BURACOS?

Não. O produto veda somente furos na banda de rodagem. Rasgos ou furos no ombro / parede lateral do pneu não são vedados pelo produto.


O PRODUTO CAUSA DESBALANCEAMENTO DAS RODAS?

O produto não afeta o balanceamento do conjunto roda/pneu, pois é aplicada uma pequena quantidade do produto em cada pneu. Nossa dosagem vai de 150ml à 300ml por pneu.


A APLICAÇÃO DO PRODUTO INVALIDA A GARANTIA DO PNEU?

Não. Temos um documento da Bridgestone que afirma que o selante Xtire não invalida a garantia do pneu. O mesmo pode ser aplicado para as outras marcas de pneu. Porém, como a interpretação dos outros fabricantes pode ser diferente, caso ocorra algum problema com o pneu, recomendamos que o selante seja removido antes de ser acionada a garantia.


POSSO APLICAR O PRODUTO EM PNEUS FURADOS OU COM OBJETO NO PNEU?

Não. O produto é preventivo, portanto deve ser aplicado em pneus sem furos ou com os furos consertados. A aplicação do selante em pneus furados pode não ser eficiente, pois não é possível saber a dimensão do furo nem o estrago causado internamente. A vedação pode não ocorrer de forma eficiente havendo perda do produto, comprometendo futuras vedações.


POSSO CALIBRAR COM NITROGÊNIO?

Sim. O nitrogênio não interfere na eficiência do produto e vice versa. A calibragem com o produto é a mesma recomendada pelo fabricante do veículo.